Retrospectiva de leitura 2018
2018 finalmente acabou e agora cada um faz a sua retrospectiva do ano. Bem, não posso ficar pra trás, não é mesmo? Começando pelos eventos, eu tentei ir à Bienal de SP, mas não deu. Ainda assim, consegui conhecer a Victoria Aveyard quando ela veio aqui pra Curitiba. Eu também consegui ir para o Mochilão da Record aqui em CWB e conheci a Ana Beatriz Brandão.
Bem, vamos já começar com a lista dos livros lidos e com as avaliações deles.
- 48 contos paranaenses – Luiz Ruffalo [organizador] (editora Biblioteca Paraná) – Nota: 8,5/10
- O maravilhoso bistrô francês – Nina George (editora Galera Record) – Nota: 9/10
- Quem mexeu no meu queijo? – Spencer Johnson (editora Galera Record) – Nota: 7/10
- Mães arrependidas – Orna Donath (editora Civilização Brasileira) – Nota: 7,5/10
- O livro dos títulos – Pedro Cardoso (editora Galera Record) – Nota: 8/10
- A casa dos espíritos – Isabel Allende (editora Bertrand Brasil) – Nota: 10/10 (10º lugar no top 10 de 2018)
- Gizelle’s Bucket List [A lista de objetivos de Gizelle, em tradução livre] – Lauren Fern Watt (editora Simon & Schuster) – Nota: 10/10 (7º lugar no top 10 de 2018)
- Os Livros da Selva – Rudyard Kipling (editora Zahar) – Nota: 10/10 (1º lugar no top 10 de 2018)
- A rainha vermelha – Victoria Aveyard (editora Seguinte) – Nota: 8/10
- Espada de vidro – Victoria Aveyard (editora Seguinte) – Nota: 8,5/10
- Coroa cruel – Victoria Aveyard (editora Seguinte) – Nota: 9/10
- Mitologia nórdica – Neil Gaiman (editora Intrínseca) – Nota: 7,5/10
- Em algum lugar nas estrelas – Clare Vanderpool (editora Darkside) – Nota: 9,5/10
- A vida secreta das abelhas – Sue Monk Kidd (editora Paralela) – Nota: 7/10
- Mais do que isso – Patrick Ness (editora Novo Conceito) – Nota: 4/10
- Treze – FML Pepper (editora Galera Record) – Nota: 9,5/10
- Somos guerreiras – Glennon Doyle Melton (editora Intrínseca) – Nota: 4/10
- Heróis de Novigrath – Roberta Spindler (editora Suma) – Nota: 7,5/10
- A rebelde do deserto – Alwyn Hamilton (editora Seguinte) – Nota: 10/10 (2º lugar no top 10 de 2018)
- A traidora do trono – Alwyn Hamilton (editora Seguinte) – Nota: 10/10 (2º lugar no top 10 de 2018)
- A heroína da alvorada – Alwyn Hamilton (editora Seguinte) – Nota: 10/10 (2º lugar no top 10 de 2018)
- A garota no trem – Paula Hawkins (editora Galera Record) – Nota: 8,5/10
- Poeira fria – Carlos Machado (editora Arte & Letra) – Nota: 3,5/10
- Contos de areia e mar – Alwyn Hamilton (editora Seguinte) – Nota: 10/10 (2º lugar no top 10 de 2018)
- O Grande Ivan – Katherine Applegate (editora #irado) – Nota: 6,5/10
- Estranherismo – Zack Magiezi (editora Bertrand Brasil) – Nota: 6/10
- Passeios – Carlos Machado (editora 7 letras) – Nota: 3,5/10
- A grana – Cynthia D’Aprix Sweeney (editora Intrínseca) – Nota: 6,5/10
- A varanda do frangipani – Mia Couto (editora Companhia das Letras) – Nota: 8/10
- Muito além do inverno – Isabel Allende (editora Bertrand Brasil) – Nota: 8/10
- Can a robot be human? – Peter Cave (editora Oneworld) – Nota: 3/10
- Corte de espinhos e rosas – Sarah J. Maas (editora Galera Record) – Nota: 9/10
- Corte de névoa e fúria – Sarah J. Maas (editora Galera Record) – Nota: 9,5/10
- Corte de asas e ruína – Sarah J. Maas (editora Galera Record) – Nota: 9,5/10
- Flush – Virginia Woolf (editora Autêntica) – Nota: 9/10
- Tempestade de guerra – Victoria Aveyard (editora Seguinte) – Nota: 8,5/10
- Fragmentos do horror – Junji Ito (editora Darkside) – Nota: 9,5/10
- A forma da água – Guillermo del Toro & Daniel Kraus (editora Intrínseca) – Nota: 4,5/10
- O Colecionador – John Fowles (editora Darkside) – Nota: 5/10
- Enterre seus mortos – Ana Paula Maia (editora Companhia das Letras) – Nota: 10/10 (8º lugar no top 10 de 2018)
- Órfãos do Eldorado – Miltom Hatoum (editora Companhia das Letras) – Nota: 7,5/10
- Admirável mundo novo – Aldous Huxley (editora Biblioteca Azul) – Nota: 10/10 (4º lugar no top 10 de 2018)
- Illuminae – Amie Kaufman & Jay Kristoff (editora Ember) – Nota: 10/10 (3º lugar no top 10 de 2018)
- Gemina – Amie Kaufman & Jay Kristoff (editora Ember) – Nota: 10/10 (3º lugar no top 10 de 2018)
- Obsidio – Amie Kaufman & Jay Kristoff (editora Ember) – Nota: 10/10 (3º lugar no top 10 de 2018)
- Carry On – Rainbow Rowell (editora Novo Século) – Nota: 7/10
- Read this if you want to be a great writer [Leia isso se você quer ser um grande escritor, em tradução livre] – Ross Raisin (editora Lawrence King) – Nota: 8/10 [livro técnico]
- Inside out and back again [De dentro pra fora e vice-versa, em tradução livre] – Thanhha Lai (editora Harper) – Nota: 10/10 (9º lugar no top 10 de 2018)
- Tokyo Ghoul [capítulos 1-143] – Sui Ishida (site READERMANGA) – Nota: 10/10 (6º lugar no top 10 de 2018)
- As aventuras de Pi – Yann Martel (editora Nova Fronteira) – Nota: 9/10
- Why we broke up [Por isso a gente acabou, na tradução da editora Seguinte] – Daniel Handler (editora Little, Brown) – Nota: 6/10
- O iluminado – Stephen King (editora Suma) – Nota: 6,5/10
- A metamorfose – Franz Kafka (editora Companhia das Letras) – Nota: 4/10
- A princesa salva a si mesma neste livro – Amanda Lovelace (editora Leya) – Nota: 8/10
- Princesa das Águas – Paula Pimenta (editora Galera Record) – Nota: 8/10
- The Land of Stories: Worlds Collide [Terra de Histórias: Mundos Colidem, em tradução livre] – Nota: 9,5/10
- From here to eternity [Daqui para a eternidade, em tradução livre] – Caitlin Doughty (editora W. W. Norton & Company) – Nota: 8,5/10
- Oryx e Crake – Margaret Atwood (editora Rocco) – Nota: 10/10 (5º lugar no top 10 de 2018)
- Várias histórias – Machado de Assis (editora W. M. Jackson Inc.) – Nota: 7/10
- After – Anna Todd (editora Paralela) – Nota: 3/10
- After – Depois da verdade – Anna Todd (editora Paralela) – Nota: 3/10
- After – Depois do desencontro – Anna Todd (editora Paralela) – Nota: 3/10
- After – Depois da esperança – Anna Todd (editora Paralela) – Nota: 3/10
- Amadeus – Peter Shaffer (editora Penguin Books) – Nota: 6/10
- The Seven Deadly Sins [capítulos 207-240] – Nakaba Suzuki (editora JBC) – Nota: 9,5/10
- The astonishing color of after [A incrível cor do depois, em tradução livre]- Emily X. R. Pan (editora Little, Brown) – Nota: 9/10
- Tokyo Ghoul: re – Sui Ishida (editora Planet Manga e site MangaReader) – Nota: 9,5/10
- The Emotional Craft of Fiction [A Criação Emocional da Ficção, em tradução livre] – Donald Maass (editora Writers Digest) – Nota: 8,5/10 [livro técnico]
- After – Depois da promessa – Anna Todd (editora Paralela) – Nota: 7/10
- A insustentável leveza do ser – Milan Kundera (editora Companhia de Bolso) – Nota: 5,5/10
- Attack On Titan [capítulos 1-112] – Hajime Isayama (site ReaderManga) – Nota: 8,5/10
- My Hero Academia [capítulos 1-211] – Kohei Horikoshi (site MangaReader) – Nota: 9,5/10
- Breve história de sete assassinatos – Marlon James (editora Intrínseca) – Nota: 9/10
Em 2018, eu li muito mais mangás do que em 2017. Na retrospectiva, eu coloquei os capítulos que eu li, já que eu li tudo pela internet. Se organizarmos isso em volumes, eu com certeza li mais livros do que no ano passado.
Esse ano, infelizmente, não consegui nenhuma parceria. Eu tentei, mas não rolou. Bem, as postagens no blog melhoraram muito e a página do Insta cresceu. Não fui a muitos eventos, mas adorei os dois que eu fui.
Agora é só torcer para um 2019 melhor e uma retrospectiva literária maior ainda, não é mesmo?