De volta para casa – Seanan McGuire ?>

De volta para casa – Seanan McGuire

Você já quis abrir uma portinha e cair em um mundo mágico? E se eu te disser que é possível? Existem outros mundos por aí, existindo do lado do nosso. E, às vezes, eles escolhem uma criança do nosso para ser deles. Não são todas as crianças, claro. Só algumas têm a oportunidade. E o novo mundo se torna sua nova casa. Elas são crianças que sempre sentiram que nunca pertenceram a lugar nenhum. E agora, fora de onde nasceram, elas finalmente se encontram.

Há crianças de nosso mundo vivendo em cidades subaquáticas. Outras, vivendo em florestas feéricas. Algumas vivem em mundos onde só há mortos. E mais ainda vivem em mundos de caos, onde o corpo físico é desnecessário e você pode voar impulsionado por ventos que têm cheiro de música.

Mas os heróis de seus mundos passam por provações. E muitos deles voltam para o mundo em que nasceram. E passam o resto de seus dias procurando a porta que os levará de volta para casa. Mas ainda há esperança. Elas podem ser algumas das crianças sortudas que vão a um internato sob os cuidados de Eleanor West para continuar sua busca. Mas são raras, raras as que encontram sua porta.


Já aviso de antemão que essa resenha vai ser estranha. A série de Crianças Desajustadas tem seis livros, mas só esses três foram publicados no Brasil ainda (ô, Morro Branco, vamos agilizar o processo aí?). Eu dei 5 estrelas pros três livros, mas tenho opiniões muito diferentes dos três.

É claro que sempre vamos começar com essas edições incríveis pela editora. Eles são livros bem curtos (de verdade, dá pra ler num dia só), mas eles são capa dura! Essas capas são incríveis, e a capa dura é de muito boa qualidade. Meu único problema é com o segundo livro, que por algum motivo, é um bom meio centímetro menor do que os outros dois. Ainda bem que eu organizo minha estante por cor, então esses três nem ficam juntos. O preço dos livros também é muito bom. A Morro Branco é uma editora normalmente mais cara, mas a série de Crianças Desajustadas tem toda um ótimo preço.

Agora… aqui é que entra um problema gritante e quase imperdoável. O primeiro livro. Não ele em si. Mas a tradução.

Se eu puder nunca ler mais nada traduzido por aquela mulher, eu prefiro.

Juro, a tradução de De volta para casa é muito ruim, e eu não preciso nem ler o primeiro livro em inglês pra saber. Uma coisa que eu marquei no meu histórico do Skoob foi a tradução de “rhyme or reason” pra “rima e razão”. RIMA E RAZÃO! QUANDO A EXPRESSÃO “NO RHYME OR REASON” SE ENCAIXA PERFEITAMENTE COM “SEM PÉ NEM CABEÇA!” Juro, eu tive muito problema com o primeiro livro porque não achei ele tecnicamente bom (peraí que vamos entender isso aí melhor daqui a pouco), mas não sei o quanto disso não foi por causa da tradução. Isso que eu botei aí foi um exemplo, mas De volta para casa é um livro traduzido literal e porcamente. Eu não vou desistir e ler tudo em inglês por alguns motivos: a editora trocou a tradutora e ficou bem melhor, as edições brasileiras são simplesmente bonitas demais, e nunca vi os livros da Seanan McGuire por esses lados do mundo, então imagino que ela só tenha sido publicada em inglês nos Estados Unidos.

Mas, antes de falar especificamente de cada um dos livros, deixa eu dizer uma coisa: eu fiquei muito feliz com a representatividade LGBT nesse livro. A Nancy, personagem principal do primeiro, é assexual, e vários outros, principais ou secundários, são LGBT – até tenho uma marcação de histórico do Skoob comentando de um personagem canonicamente trans (não me lembro mais quem era, porque li os livros em agosto de 2022, mas ok).

Outra coisa que estou em consenso dos três livros: TODOS precisavam ser maiores. Assim, eu diria que pelo menos umas 30 páginas. Muitas coisas mereciam ser melhor trabalhadas, melhor exploradas, e livros um pouco maiores fariam muito bem à história.

Enfim, vamos falar um pouco dos específicos: De volta para casa, o primeiro livro da série, é o mais fraco de todos. Sim, eu sei que eu dei 5 estrelas pra ele. Eu não tenho certeza do porquê. Imagino que muitos dos meus problemas tenham sido por causa da tradução, mas ok. No primeiro livro, Nancy chega ao internato, e é bem introdutório ao mundo. O problema é que tem uma trama de assassinato que simplesmente não combina. Parece que são dois livros em um. Mas, sinceramente, é a coisa mais emocionante do livro, porque a Nancy tem a personalidade de uma PORTA! Juro, De volta para casa sofre nas mãos dessa garota. Tudo bem que o mundo onde ela viveu era um mundo de morte, onde ela tinha que ficar o mais parada possível pra parecer morta, mas é bem difícil acompanhar uma personagem assim. Mas eu fiquei simplesmente encantada pelo mundo. Não pude evitar. Eu gostaria de ler esse primeiro em inglês pra ver se me acerto com ele.

O segundo livro, Entre gravetos e ossos, está no 10º lugar do meu top 10 de 2022. Eu senti que não podia deixar a série de Crianças Desajustadas de fora, então botei o meu preferido dos três (ainda que, em primeiro momento, De volta para casa tenha sido o escolhido, eu pensei melhor e troquei). Entre gravetos e ossos é meio que uma prequel de De volta para casa, ou seja, acontece antes. A escrita é bem mais experimental, a tradução pro português é bem melhor, e eu gostei muito do relacionamento entre a Jack e a Jill. Eu gostaria de um epílogo pra mostrar o que acontecia com elas depois do que acontece em De volta para casa? Sim (mantendo vago pra não dar spoiler). Mas não se pode ter tudo na vida.

O terceiro e último livro publicado no Brasil, Sob o Céu Açucarado, mantém a qualidade do segundo. Eu gostaria que a escrita fosse mais maluca, porque a Rini vem de um mundo do caos, mas tudo bem. O mais interessante pra mim foi o mundo de Confeitaria, porque eu joguei aquele jogo de tabuleiro de doces quando eu era pequena, Candy Land, e eu era simplesmente apaixonada pela ideia de um mundo feito de doce (eu nem gostava tanto de doce assim, mas eu achava tão bonito!) A Rini não é uma personagem lá tão interessante, mas Sob o Céu Açucarado é o livro com mais ação até agora, eu acho.

E é isso. De volta para casa é o começo de uma série incrível, cheia de representatividade, e pra te deixar com o coração quentinho. Se eu quisesse colocar a série inteira no meu top 10, eu colocaria. E vamos de encher o saco da Morro Branco pra trazer os outros livros pro Brasil com as edições incríveis deles (mas sem traduções ruins!)

Se você gostou de De volta para casa, de Seanan McGuire, você vai gostar de:

Alice – Lewis Carroll;

As Crônicas de Nárnia – C. S. Lewis;

His Dark Materials – Philip Pullman.

Comments are closed.