Fahrenheit 451 – Ray Bradbury ?>

Fahrenheit 451 – Ray Bradbury

Guy Montag é um bombeiro, defensor dos bons costumes. Seu trabalho é o de queimar livros, já que a literatura é proibida e aqueles que leem são criminosos. Os dias são simples, e Montag segue a vida sem grandes questionamentos.

Um dia, a tranquilidade de seu lar é quebrada quando ele conhece uma jovem chamada Clarisse. Ela é cheia de opiniões, dúvidas, e ponderações sobre o mundo e a sociedade em que eles vivem. Quanto mais tempo Montag passa com ela, mais ele se questiona sobre seu trabalho e sobre os curiosos livros proibidos.

E quando Clarisse some e a esposa de Montag tem um colapso nervoso, sua pacata rotina vai pelos ares, e Montag é tentado durante um turno dos bombeiros.

E ele pega um livro.


Fahrenheit 451 é um clássico da nossa literatura e, depois da minha leve decepção com 1984, eu estava um pouco apreensiva de ler (ainda bem que peguei no Kindle, em português, pra não arriscar). E que agradável! Gostei bastante do livro, e dei até 4 estrelas para ele.

A edição da Biblioteca Azul é bem boa, e gostei muito dos comentários do autor depois do texto. Assim, parece que o autor é de verdade. Muitas vezes, sinto que esses autores clássicos assumem um ar meio místico, quase como se eles não fossem pessoas de verdade. Ou melhor, a gente esquece que eles também eram gente como a gente.

Eu gostei muito da escrita do Bradbury. Eu li o livro bem rápido, e acho que a tradução também ajudou nessa história. Ainda que eu ache distopias muito previsíveis e não veja muita graça nelas, o meu desafio dos 20 antes dos 20 tava ali pra me fazer ler uns clássicos. Fiquei muito feliz com Bradbury. Achei uma escrita acessível, ainda que Fahrenheit 451 tenha sido publicado em 1953.

Eu gostei dos personagens, gostei do Montag. A história eu achei interessante também, ainda que seja relativamente previsível. Armadilhas do gênero, afinal de contas. Mesmo assim, gostei de conhecer uma história tão famosa, e gostei ainda mais de ter gostado dela.

Se você gostou de Fahrenheit 451, de Ray Bradbury, você vai gostar de:

1984 – George Orwell;

O conto da aia – Margaret Atwood;

Oryx & Crake – Margaret Atwood.

Comments are closed.