Estupidamente apaixonados – Lyssa Kay Adams ?>

Estupidamente apaixonados – Lyssa Kay Adams

A vida de Alexis virou de ponta cabeça depois de denunciar seu antigo chefe, Royce Preston, por seus abusos. Ela se tornou famosa, a mídia não largou do seu pé por meses. Alexis abriu um café que também serve de centro de acolhimento de vítimas de assédio sexual. Um dia, uma mulher aparece no café afirmando ser sua irmã e trazendo com ela um pedido difícil envolvendo uma família que Alexis nunca soube que existia.

Ela se apoia em Noah, seu melhor amigo. Os dois são confidentes, conhecem tudo um sobre o outro, e são melhores juntos do que separados. Alexis pede a ajuda de Noah e de suas habilidades de hacker para investigar sua possível irmã e sua família. Noah pode ser especialista em segurança cibernética, mas ele não entende nada dos seus sentimentos. Ele está apaixonado por Alexis, e tem medo de perdê-la.


Ai, gente, que livro fraquinho. Estupidamente apaixonados é um romance de amigos para amantes que promete pouco e entrega menos ainda. Sinceramente, ainda que esse seja o terceiro livro de O Clube do Livro dos Homens, poderia nem ser.

Noah e Alexis só foram apresentados ao leitor no segundo livro da série, e eles apareceram pouquíssimo. Então temos pouca relação com os personagens. Eu cheguei a Estupidamente apaixonados com pouca expectativa dos dois. Eu gostava do Noah porque gostei do hacker nerd que vi antes. E não gostava da Alexis porque a achei muito mimizenta (eu sei, sororidade foi atirada pela janela aqui). Mas muito do que poderia ajudar o leitor a criar uma boa relação com esses personagens é o Clube do Livro. Mas não, eles quase não apareceram aqui. Mesmo. Por isso que disse que Estupidamente apaixonados nem parece que é da série.

Sem nossos amados meninos do Clube, a trama depende inteiramente em Noah e Alexis. E me enchi muito o saco desses dois. Para mim, eles não tinham personalidade. Os personagens são definidos inteiramente por coisas que aconteceram com eles no passado, e só. Em um livro que acompanha dois pontos de vista de dois personagens, era de se esperar que houvesse uma diferença na narração, nas vozes desses dois. Não. São exatamente iguais.

E vamos concordar? A Alexis é boazinha demais com gente lixo nesse livro. Eu não consigo entender como uma personagem que se mostra tão independente subitamente resolve dar tanta importância para um grupo de pessoas que claramente não se importa com ela (tentando me manter vaga para não dar muito spoiler). E o Noah ficou meio sem-sal. Meu problema principal com ele é a propaganda militar que é o seu passado. Esses livros são uma grande propaganda do estadounidense branco e rico. No começo, você imagina que o Noah vai ser mais militante, porque ele se meteu em problema depois de hackear o governo. Ele tem toda razão de odiar o governo e essa romantização do serviço militar e da guerra que é parte da cultura dos EUA. Não. Isso não é comentado. Nos é dito que Noah se importa com causas sociais, mas em nenhum momento isso é demonstrado nas suas ações e na sua narração.

O romance é… ok, eu acho? É difícil se interessar por um romance em que você não gosta dos personagens. Amigos para amantes não é uma trope que eu ache muito boa – prefiro quando vemos isso em séries maiores (Percy Jackson!!!!!). Muito depende da incapacidade dos personagens de se comunicarem para justificar o fato de eles não se confessarem um para o outro. O problema é que aí os dois viram duas crianças que não sabem conversar. É muito insuportável ver dois adultos agindo dessa forma, porque eles não têm motivo nenhum para não se confessarem. Eles praticamente já namoram, só falta se darem uns pegas. Mas eles ficam se enrolando!!!

Essa trama é meio maluca. O romance demora muito para acontecer por motivo nenhum (os obstáculos são meio criados do nada, porque não tem motivo real pro relacionamento deles não evoluir), e a trama secundária é uma verdadeira novela mexicana que é tão absurda que perde a credibilidade. E, como destoa muito do “normal” da série, fica completamente descompensado. E as ações da Alexis não são nem um pouco críveis, o que só dificulta. Pontos positivos pelo drama, ainda assim.

Estupidamente apaixonados é um livro que você pode pular para preservar seu amor por Clube do Livro dos Homens. Personagens rasos e que falham em te conquistar somados a uma subtrama absurda demais e um romance que poderia ser solucionado nas primeiras 100 páginas com uma simples conversa fazem a leitura uma experiência medíocre. O gênero tem coisas melhores por aí, e os outros livros da autora são melhores.

Se você gostou de Estupidamente apaixonados, de Lyssa Kay Adams, você vai gostar de:

Clube do Livro dos Homens – Lyssa Kay Adams;

Missão romance – Lyssa Kay Adams;

O circo da noite – Erin Morgenstern.

Comments are closed.