Saboroso cadáver – Agustina Bazterrica ?>

Saboroso cadáver – Agustina Bazterrica

O que você faria se um vírus infectasse todos os animais não-humanos do mundo e os tornasse extremamente tóxicos para humanos? Você não pode mais comer carne, não pode arriscar o contato ou é morte na certa. Viraríamos todos veganos, certo? Já sabemos que isso funciona, não é mesmo?

Mas não foi bem assim que aconteceu. Diante da carne mortal, a indústria agropecuária se vira para os únicos animais que ainda podem ser comidos – os humanos. E então a criação de humanos como animais de abate é legalizada, instituída, e normalizada.

Marcos Tejo é funcionário do Frigorífico Krieg, onde ele acompanha a carne até dentro do pacote. Um dia, ele recebe uma mulher viva, de qualidade altíssima, realmente carne de primeira. Sem saber o que fazer com ela, Marcos vive em um mundo inóspito e acompanha o processo da carne. Em um mundo canibal, quanto vale a vida humana?


Saboroso cadáver merece todos os prêmios que ganhou. É meio distopia, meio terror, e eu sempre sou a favor de ler um livro que não é original em inglês. E ver uma autora latinoamericana com tanto prestígio internacional me deixa felizinha (ela escreve, diretamente de Córdoba, Argentina).

A escrita eu achei meio trancos e barrancos. É um pouco lenta, um pouco estranha, e acho que não é culpa da tradução não, porque eu tentei ler um pouquinho em espanhol e quase tive um derrame. Melhora conforme você lê, mas você precisa passar pelo começo. A edição brasileira de Saboroso Cadáver é uma obra de arte típica da Darkside (mas é engraçado que não tem título na capa). Claro, comprar qualquer coisa no site deles é caro, mas o Submarino, tipicamente, tem preços super bons.

Esse não é um livro tranquilo de se ler. Temos que pensar que tudo o que a gente vê ser feito aos humanos para carne é feito, hoje em dia, aos animais. O livro em si tem cenas de abuso animal, mas eu já tinha me preparado psicologicamente pra isso antes. É uma ótima análise da indústria da carne, da hipocrisia humana, e de como preferimos nos tornarmos monstros a realmente mudar a sociedade. Que eu sou fã de livros que tratam do relacionamento humano e animal, não é surpresa (é só olhar o top 10 de 2022, que Saboroso Cadáver, inclusive, ocupa a 4ª posição). Bazterrica escreveu uma história crua, brutal, e que vai te forçar a pensar sobre a sua relação com a carne que está no seu prato.

Se você gostou de Saboroso cadáver, de Agustina Bazterrica, você vai gostar de:

Enterre seus mortos – Ana Paula Maia;

Tales From The Inner City – Shaun Tan;

The Animals In That Country – Laura Jean McKay.

Comments are closed.