As bruxas de lugar nenhum: entrevéu – Bianca da Silva & Denise Flaibam ?>

As bruxas de lugar nenhum: entrevéu – Bianca da Silva & Denise Flaibam

Em Lugar Nenhum, um internato para adolescentes indesejados por seus pais ricos e ausentes, quatro meninas escondem seus poderes mágicos. Nem tanto, já que elas falam abertamente para os alunos que as odeiam que são bruxas, mas ninguém acredita nelas. Mas Aurora tem uma forte conexão com a natureza, Isabel tem visões, Maia fala com espíritos, e Jô controla o fogo.

Quando João chega ao internato, ele fica intrigado com as quatro melhores amigas. E, mais especificamente, com a linda Aurora. Ele tenta descobrir a verdade sobre as bruxinhas, e porque elas mentem que fazem magia. Mas uma série de mortes estranhas entre os alunos de Lugar Nenhum bota todos em alerta. Mais envolvidas do que gostariam de estar, as bruxinhas vão ter que lidar com uma magia selvagem que ameaça muito mais do que apenas revelar o segredo delas.


A escrita das meninas é muito boa, bem rápida de ler. Os capítulos são de bom tamanho – não são tão pequenos como eu gosto que sejam, mas não é aquele troço gigante que cansa. Ainda que, algumas vezes, elas caiam na armadilha da publicação independente e da auto-edição, que é que, às vezes, aqueles erros básicos de digitação. Mas gente, essa capa – essa capa é linda. Se fosse um livro físico, seria um daqueles que todo mundo compra pela capa e depois descobre do que é.

O maior problema que eu tive com esse livro, infelizmente, foi que não consegui me conectar muito com as bruxas. Os capítulos do João foram mais divertidos para mim, até porque gostei muito dos amigos dele. Eu também gostaria de ter tido um pouco mais de explicação do sistema de magia. Demorei um pouco pra me adaptar porque fiquei tentando racionalizar os rituais das meninas como rituais que faríamos aqui (gente, eu venho de uma família de bruxas, tem sempre algum ritual aqui e ali), mas tive que pensar neles como algo completamente separado.

Ainda assim. As bruxas de lugar nenhum: entrevéu é um retrato da nossa geração de leitores, uma geração que clama por inclusão e personagens diversos. Para os que gostam de livros cheios de representatividade, esse é pra vocês. Me repetindo aqui, mas o João é um narrador engraçado, e um personagem com quem eu me identifiquei muito (significa isso que eu preciso de terapia?) Tenho grandes expectativas para as próximas produções dessas meninas.

Se você gostou de As bruxas de lugar nenhum: entrevéu, de Bianca da Silva e Denise Flaibam, você vai gostar de:

O castelo animado – Diana Wynne Jones;

A (r)evolução das mulheres – Mindy McGinnis;

Our Wives Under the Sea – Julia Armfield.

Comments are closed.