Our Wives Under the Sea – Julia Armfield ?>

Our Wives Under the Sea – Julia Armfield

Miri finalmente tem sua esposa de volta. Depois de seis meses desaparecida em uma expedição subaquática que deveria ter durado apenas três semanas, Leah está finalmente em casa. Neste meio tempo, Miri se tornou um fantasma de quem ela era. A volta de sua esposa deveria trazer tudo de volta ao normal. A volta de sua esposa deveria ter trazido Leah de volta.

Leah está estranha. Ela toma banhos cada vez mais longos. O mundo do lado de fora do apartamento, ou até do banheiro, não lhe importa mais. Ela sangra sem se machucar e só ingere água salgada. Sua missão no fundo do mar deu errado, ou foi planejada? De qualquer jeito, ela e seus colegas mudaram lá embaixo. Só que agora, eles estão na superfície.

Miri e Leah, quase estranhas uma para a outra, navegam seu relacionamento conturbado. Haverá volta para as duas, ou o mar profundo as separou para a eternidade?


É compra impulsiva que chama, senhoras e senhores? Eu vi um menino lendo um trecho desse livro no Tik Tok, me apaixonei, e comprei Our Wives Under the Sea no dia seguinte. Isso podia ser o começo de uma história de terror, mas deu tudo certo.

A única, única crítica que tenho ao livro é a edição da Picador. Eu li o livro uma vez, no avião de volta pro Brasil, e a lombada rachou inteira, a ponta da capa (que é brochura) esfiapou, e o miolo em si está ondulado como se tivesse sido danificado por água. Eu torço em nome de Jesus que esse livro seja publicado no Brasil (minhas fichas estão na Darkside ou na Intrínseca), e que qualquer que seja a editora responsável use um papel melhor.

Eu gostei bastante da Julia Armfield. Apesar de a escrita dela em si não ser super poética ou bonita, a técnica que ela demonstra no desenvolvimento emocional da história é louvável. O livro é escrito em dois pontos de vista, alternando entre narrações da Miri (focada no casamento das duas) e da Leah (focada no que aconteceu com ela no submarino), o que eu achei que foi uma ótima escolha. Eu não leio lá muito terror (principalmente nos últimos tempos), mas Our Wives Under the Sea se tornou um favorito do gênero. Este foi, também, um dos únicos livros com protagonismo sáfico que li, e espero ler outros no futuro.

Our Wives Under the Sea é um livro curto, que vai muito além da classificação de terror. O livro fala sobre perdas e relacionamentos, e costura cada aspecto da trama em torno de Miri e Leah de maneira magistral. É uma leitura triste, até porque os sentimentos das personagens são tão bem trabalhados que elas até parecem gente de verdade. Sinceramente, eu gostaria de ter tido mais do ponto de vista da Leah, porque eu gostei muito da narração dela. No final das contas, o que mais me atraiu no livro foi o terror, então naturalmente gostei mais quando tinha mais disso.

O livro me lembrou muito o conto O templo do Lovecraft. Se você superar todo o nazismo da história, é uma boa leitura complementar à história de Miri e Leah, ainda mais se você quiser um pouquinho mais de terror.

Se você gostou de Our Wives Under the Sea, de Julia Armfield, você vai gostar de:

Das estrelas ao oceano – H. G. Wells, H. P. Lovecraft, Júlio Verne, J. H. Rosny Aîné;

Entre quatro paredes – B. A. Paris;

The Priory of the Orange Tree – Samantha Shannon.

Comments are closed.