As Provações de Apolo – Rick Riordan ?>

As Provações de Apolo – Rick Riordan

Depois da guerra com Gaia, Apolo foi punido por seu pai, Zeus. O deus vira humano, perde todas as suas habilidades divinas, e aterrissa em uma lixeira em Nova York. Ele agora é Lester Papadopoulos, um adolescente com pneuzinhos, acne, e odor corporal. Desorientado e triste, o ex-deus vai ter que aprender a viver no mundo mortal como um deles.

Mas isso não vai ser fácil. Apolo colecionou um número considerável de inimigos nos seus milênios como deus. E três deles estão botando em ação planos malignos que envolvem o ex-deus. O problema? O cérebro humano de Lester Papadopoulos não consegue se lembrar de quem eles são!

No Acampamento Meio-Sangue, Apolo descobre que seus problemas são maiores, porque o oráculo de Delfos parou de funcionar. Sua antiga nêmesis, Píton, está envolvida. Delfos não é a única em perigo, e a missão de Lester se torna salvar todos os oráculos das garras de seus inimigos. Com ele, estarão a semideusa Meg McCaffrey e vários semideuses famosos no mundo mortal e imortal, como Percy Jackson e Jason Grace.


As Provações de Apolo é a (aparentemente) última série que tio Rick faz no mundo dos semideuses gregos. Ela é um ótimo encerramento para essa grande saga que formou e encantou leitores ao longo dos anos. Mas nem tudo me agradou.

A Intrínseca não erra. As edições dos livros são incríveis, desde a tradução até a diagramação. Mas gente, a capa do 4º livro (A Tumba do Tirano) é horrorosa e eu não aceito nenhuma discussão nesse assunto. Também achei bem legal que eu comprei o último livro numa livraria (fechado no plástico) e ele veio com um marca-página. E a escrita do tio Rick, ainda preciso falar? Incrível. Fenomenal. Mais adulta do que Percy Jackson (na minha visão), mas ainda ótima para leitoras iniciantes.

O que me pegou na série foi, surpreendentemente, os personagens. Por um lado, temos personagens incríveis, como Apolo, Percy, Nico, Will, e a galera do Acampamento Meio-Sangue. Mas eu não gostei da Meg. E ela é uma personagem principal. Mas desde o primeiro livro, não fui com a cara dela. Pode ser porque ela é muito infantil? Mas uma coisa que me fez demorar para ler alguns livros foram os personagens de Heróis do Olimpo. Surpresa, eu não gostei da série, e foi principalmente por causa dos personagens. Então voltar a ver Leo, Piper, Jason, e o pessoal de Nova Roma foi MUITO CHATO. É claro que, como a série que vai fechar todo o universo, é necessário que esses personagens sejam mostrados. Mas eles não são meus favoritos. Óbvio que Nico e Will são.

A trama da série é muito boa e organizada, e Rick Riordan mostra toda a sua habilidade de escrita fechando tramas que ficaram abertas de propósito no passado. Cada livro é sobre um oráculo, e eu agradeço a Deus que os livros são curtos, porque alguns foram muito arrastados (principalmente, o 3º e o 4º). Mas foi tudo muito bem feito e planejado, e a leitura é agradável. Mesmo que eu não tenha gostado tanto de alguns livros, nunca pensei em largar a série no meio do caminho.

Se você gostou de As Provações de Apolo, de Rick Riordan, você vai gostar de:

A espada do verão – Rick Riordan;

Maximum Ride – James Patterson;

A Odisseia de Penélope – Margaret Atwood.

Comments are closed.