O Legado de Syrena – Anna Banks ?>

O Legado de Syrena – Anna Banks

Emma é uma garota fora do comum. Seu cabelo branco e seus olhos violeta lhe dão uma beleza sobrenatural, e ela é tão desajeitada que chama atenção. Ela e sua melhor amiga Chloe vão surfar durante as férias de verão, uma atividade que as duas amam. Mas um acidente acontece, e Chloe morre depois de sofrer um ataque de tubarão.

Galen encontra com Emma e Chloe no dia do acidente, quando Emma tropeça e cai em cima dele. A garota desastrada chama sua atenção imediatamente. Os olhos dela indicam que ela é uma Syrena, e que seu lugar é debaixo do mar, junto com o povo do jovem príncipe. E Emma pode ser a garota que ele busca há tanto tempo, a garota que pode se comunicar com peixes e salvar seu reino.

Galen decide desvendar a natureza de Emma e fazê-la aceitar sua ascendência Syrena, mas a garota luta com o luto e a dor de perder a amiga. O charme de Galen é irresistível, e ambos vão se meter em um relacionamento capaz de mudar a relação entre Syrenas e humanos para sempre.


O Legado de Syrena é uma trilogia que só teve o primeiro livro publicado no Brasil. Os livros são Poseidon, Of Triton, Of Neptune. Em 2021, eu queria reler o primeiro para ler o resto da trilogia, e foi o que fiz. E foi uma viagem.

A capa desse primeiro livro é a minha preferida, e é muito bonita. As outras mostram muito mais o rosto dos modelos, e eu não gosto de modelo em capa de livro, então fico feliz que tenha lido os outros em ebook. A Novo Conceito fez um ótimo trabalho em Poseidon. Tem desenhinhos nos números das páginas e nos começos dos capítulos, e eu adoro a diagramação.

O único jeito que eu consigo explicar a escrita da autora é que os livros parecem fanfics. A quantidade de ação e drama são quase desnecessários, e as interações entre os personagens são selvagens. É tudo uma loucura e a técnica é questionável, mas é muito fluido e rápido de ler (exatamente por causa do drama). Os capítulos são curtos! É divertidíssimo! E, por mais surpreendente que seja, eu gostei muito mais da tradução do que da escrita original em inglês.

Tenhamos em mente que o primeiro livro de O Legado de Syrena foi publicado em 2012, ok? Porque os personagens são bem tipicamente estereótipos daquele momento da literatura juvenil. A Emma “não é como as outras garotas”, Galen é o rico gostosão, etc. Mas eu não achei ruim. A Emma é forte e divertida, o Galen é um bom narrador e e interesse romântico, e os secundários são legais.

Poseidon é, sem dúvida, o melhor livro da série. Ele é o mais cativante e com a melhor história, mas me incomodou o ataque do tubarão. Foi um momento muito estereotípico do “tubarão que ataca porque ele é um tubarão e tubarões são malvados”. De resto, o livro é ótimo. O segundo e terceiro aumentam o nível de fanfic e começam a acontecer muitos absurdos que, logicamente, não fazem sentido. Mas você se diverte lendo mesmo assim, e eu não recomendo abandonar. O terceiro livro, Of Neptune, foi o mais absurdo e o pior, infelizmente. Além de duas tramas principais que poderiam ter sido muito melhor incorporadas uma na outra e desenvolvidas, o final é super apressado e a autora enfia um triângulo amoroso COMPLETAMENTE DESNECESSÁRIO! Eu não sei se a Anna Banks tentou fazer uma fantasia com romance, mas o que aconteceu foi o contrário. As questões dos Syrenas não são muito bem definidas, e vale mais a pena ler a trilogia pelo romance.

Se você gostou de O Legado de Syrena, de Anna Banks, você vai gostar de:

A canção das águas – Sarah Tolcser;

Corte de espinhos e rosas – Sarah J. Maas;

The Modern Faerie Tales – Holly Black.

Comments are closed.