Beast Complex – Paru Itagaki ?>

Beast Complex – Paru Itagaki

Um mundo dividido entre carnívoros e herbívoros. Vontades proibidas, naturezas negadas. Como viver ao lado de alguém que vai ao mercado clandestino comprar a carne de cadáveres da sua mesma espécie? Como andar na rua quando membros da sua família já foram esmagados por pés colossais? É possível espécies diferentes se apaixonarem?

Em uma sociedade diversa, cada indivíduo de cada espécie tem uma experiência única. Cada história merece ser contada e nos mostra uma nova faceta desse mundo.


Beast Complex é um spin-off de um dos meus mangás favoritos, Beastars (que tem anime na Netflix), que expande o mundo do original com discussões que, muitas vezes, o superam. Os três volumes (o segundo está no 9ºlugar no top 10 de 2023) são uma coleção de contos contando as histórias de várias duplas.

O primeiro volume de Beast Complex é o mais fraco (ainda dei 4/5 estrelas no Skoob), e o conto “O canguru e a pantera negra” é o mais meia-boca. Paru Itagaki escreveu esses contos no começo da sua carreira – a arte, principalmente, é bem ruim, sem muitos dos traços característicos de Beastars, que na verdade teve a sua origem nesses contos. A temática dos contos é muito parecida, já que todos são de romance. Acho que vale a pena comprar mesmo assim, principalmente se você já gosta da série, já que as histórias não são ruins. Só não no mesmo nível dos outros.

Já falei – o segundo volume é ótimo. Top 10 de 2023. Os temas das histórias são mais variados e já não tem mais tanto foco em romances. A arte também tem uma melhora muito – nesse volume, é possível diferenciar uma espécie de outra e os painéis estão mais limpos de modo geral. Depois de ver várias análises do mangá, adorei ver a autora explorar mais essa relação entre amor e canibalismo tão presente em Beastars.

Beast Complex vol. III é muito bom também. Meus contos preferidos foram “A tartaruga e a ovelha” e “O crocodilo e o touro”. Aqui, a qualidade de arte e escrita continua. Esses volumes são ótimos para expandir o universo e acabar com os corações dos fãs, porque muitas histórias são tristes. Mas também acho que pode ser uma boa introdução ao universo para quem não está preparado para encarar os 22 volumes da história principal (que, lembrando, é considerada +18).

Se você gostou de Beast Complex, de Paru Itagaki, você vai gostar de:

Beastars – Paru Itagaki;

Saboroso cadáver – Agustina Bazterrica;

Tales From the Inner City – Shaun Tan;

Comments are closed.