A morte de Ivan Ilitch – Lev Tolstói ?>

A morte de Ivan Ilitch – Lev Tolstói

Ivan Ilitch é um juiz respeitável, que vive uma vida burguesa na Rússia czarista. Ele divide bem a vida entre o trabalho, a família e os amigos. Um dia, subitamente, o homem adoece com uma dor no baixo ventre. Quando a dor se mostra ser algo não passageiro e piora, a saúde de Ivan Ilitch declina rapidamente e ele logo se vê preso à cama, cada vez mais longeg da boa vida que levava.

Os poucos tratamentos da época não fazem efeito, o juiz emagrece e se deteriora. Seu sofrimento é terrível – primeiro a dor, depois a perda da autonomia, e o fim de sua cuidadosa rotina, já que não pode ir trabalhar, nem sair da cama para ver os amigos e a família. Ivan Ilitch começa a se ressentir das pessoas saudáveis ao seu redor e se afunda na própria mágoa, esperando a morte e temendo-a como nunca.


A morte de Ivan Ilitch é um conto famoso do Tolstói, e é uma história bem curtinha. Muitos consideram o texto uma obra prima, mas eu achei o conto MUITO CHATO.

Eu não sou uma pessoa que gosta muito de livros muito introspectivos, e prefiro textos com mais ação, nos quais o estado mental do personagem é mais demonstrado pelos seus atos. Estar dentro da cabeça do Ivan Ilitch durante o conto todo não foi agradável para mim.

A história toda é bem focada em como o personagem principal lida com a sua doença e sua morte iminente, e ele sofre muito com isso. O leitor é levado em uma viagem e um retrato do sofrimento do doente, mas chega uma hora que fica maçante. Fiquei ansiando por algum momento de interação entre o Ivan Ilitch e algum outro personagem, só pra ver se mudava alguma coisa e se aliviava toda a densidade da história. Não fez grandes diferenças.

A escrita do Tolstói é bem densa, e sofri para ler A morte de Ivan Ilitch, ainda que seja um conto curto. Com as minhas últimas leituras, percebi que literatura alemã e russa não me agradam. Vá saber se algum dia isso vai mudar.

Comments are closed.