The Stone Gods – Jeanette Winterson ?>

The Stone Gods – Jeanette Winterson

Lá longe, no espaço, lá em cima. Lá está um novo planeta azul. Limpo, perfeito, natural, assim como a Terra era 65 milhões de anos atrás. Antes de… bem, de tudo. Uma nave espacial leva os responsáveis pela primeira colônia: Billie Crusoe, Capitão Handsome, Pink e a Robo sapiens Spike. Alguns vêem o novo planeta como uma oportunidade de ficarem famosos, outros, de ganharem dinheiro. Mas talvez alguém ali não tenha tido opção. Ou seja foragido da justiça.

Mas e se há um problema na nave? E se o clima não for exatamente o que os novos colonos estavam esperando? E se o fim se resumir a Billie e Spike vivendo as consequências dos erros da humanidade, de novo e de novo e de novo?


The Stone Gods é dividido em quatro capítulos: Planet Blue, Easter Island, Post-3 War e Wreck City. O primeiro é incrível – uma crítica muito bem-humorada ao mundo de hoje, nossos vícios estéticos e tendência à oligarquia. Ambientação e escrita maravilhosas, simplesmente devorei. A construção desse mundo distópico é absurda. A sexualidade exacerbada foi um tema particularmente interessante para mim. Também gostei de ver como a relação da Billie e da Spike se desenvolveu.

E depois ficou chato. O segundo capítulo é uma referência direta a Robinson Crusoé, que nunca li. Nada é mal escrito, mas eu fiquei tão confusa que tive que ler uma resenha extensa pra entender o que diabos tinha acontecido, porque do primeiro capítulo (que é metade do livro) pro segundo, The Stone Gods parece outro livro. O terceiro e quarto capítulos são no mesmo mundo/tempo, então tem um pouco mais de continuidade, mas você só pode entender de fato o que está sendo construído no livro ou mais pro final, ou lendo uma resenha extensa, cheia de spoilers. A verdade é que esse livro me exauriu tanto que nem fiz muitas anotações e me fiz o favor de esquecer bastante. É uma história cíclica para mostrar que a humanidade sempre causará sua própria extinção, não importa qual sociedade seja, nem quanto tempo demore.

O livro não é ruim, mas eu não gosto de mudanças drásticas. O primeiro capítulo me prometia cinco estrelas, mas não aproveitei o resto. Acho que muitos fãs mais ferrenhos de ficção científica vão gostar bem mais do que eu, então tudo bem.

Se você gostou de The Stone Gods, de Jeanette Winterson, você vai gostar de:

Oryx & Crake – Margaret Atwood;

The Drowned World – J. G. Ballard;

Dormir em um mar de estrelas – Christopher Paolini.

Comments are closed.