
The Overstory – Richard Powers
Esta é uma história de resistência. De protesto. Esta é uma história para quem ouve a voz das árvores, quem quer aprender a ouvi-la e para quem nem sabia que essa possibilidade existia. As árvores viram o advento da humanidade, a ascensão e queda de impérios, mas será que sobreviverão para ver o nosso fim? Nessa história, passaremos das raízes ao tronco aos galhos à copa, de semente a semente, das árvores do Velho ao Novo Mundo.
Acompanhe os fazendeiros imigrantes Hoel, a chinesa/muculmana Mimi Ma, o psicólogo Adam Appich, o casal de amantes de teatro Ray Brinkman e Dorothy Cazaly, o veterano de guerra Douglas Pavlicek, o programador Neelay Mehta, a cientista Patricia Westerford, e a universitária Olivia Vandergriff nas suas jornadas com as árvores. E, assim como qualquer floresta, eles podem parecer não ter conexão nenhuma, mas aqueles que mudam o mundo estão sempre conectados.
Gostei muito de The Overstory, mas não teria demorado tanto tempo se não tivesse que fazer anotações pra faculdade. A temática foi muito valiosa pra mim, porque eu normalmente leio ecocrítica sobre animais, mas nunca sobre árvores. O livro, merecidamente, ganhou o Pulitzer de ficção.
Adorei que tem vários personagens diferentes (e muitos que têm vibes autistas) – gostei muito dos Brinkmans e das tretas entre eles. As cenas em Mimas foram poderosíssimas, graças também à dinâmica maravilhosa entre Nick e Olivia. Outras personagens não me foram tão marcantes, mas ninguém tá mal escrito.
Ele é um livro grande e pesado. A leitura é lenta, mas a escrita é boa. A questão é mesmo que tem muita coisa acontecendo, então você precisa de tempo para digerir. Cada capítulo é contado de um ponto de vista diferente, e são vários.
Agora, meu Deus, que livro deprimente. O desmatamento no livro é muito impactante, com cenas de partir o coração. Recomendo demais o livro, mas não é para os fracos de coração. Principalmente no atual cenário mundial, vendo os EUA destruindo o país inteiro, incluindo a natureza deles.
Se você gostou de The Overstory, de Richard Powers, você vai gostar de:
How Beautiful We Were – Imbolo Mbue;






