
Top 10 de 2025
Adianto desde já: até agora não sei se fiquei muito contente com a ordem dos livros neste meu top 10. Já perdi a conta de quantas vezes mudei essa lista. Talvez porque eu li menos livros esse ano, então não tive tantos marcados com 5 estrelas. Essa lista está diferente do que eu normalmente faço, com mais quadrinhos e livros nacionais, o que está longe de ser algo ruim.
1. Notes From Small Planets – Nate Crowley
Uma ode à fantasia e à ficção científica. O formato desse livro é incrível: um guia de viagem como aqueles da Folha de São Paulo, mas para o viajante de mundos que satirizam franquias icônicas do gênero. Além disso, o narrador é uma péssima pessoa, mas isso dá ainda mais charme e humor para a história.
2. Tress, a garota do Mar Esmeralda – Brandon Sanderson
Sanderson novamente cria um lindo e único mundo. Tress, sua personagem principal, é uma perfeita adolescente. Esta é uma fantasia muito agradável que equilibra perfeitamente aventura com uma ambientação que exige um assento confortável e uma xícara de chá.
3. Filosofia do mamilo – Kael Vitorelo
Um quadrinho que me deu uma facada no coração. Kael conta sua história tentando conseguir uma mastectomia pelo SUS. Este é um retrato do que é ser trans/não-binário no Brasil, entrando nos aspectos médicos e legais.
4. Muda de chá – Lark
Perfeitamente ilustrado e colorido, com um ótimo design de personagens, uma história ambientada num pseudo-Peru. Um cultivador de chá descobre uma conspiração na fábrica que compra a sua produção e a corrompe. Mas não se engane, essa história é bem mais complexa do que isso.
5. Fire, Bed, & Bone – Henrietta Branford
Este livro infantil conta a história de um período real na idade média pelo ponto de vista de uma cadela. Além de ser um aspecto da era medieval diferente, já que seguimos servos e lutas por direitos (e nenhum nobre), a narradora é muito única e a autora se esforça a fugir do antropocentrismo.
6. Adrift in Currents Clean and Clear – Seanan McGuire
Eu amo essa série. Neste volume, McGuire nos apresenta um ponto de vista de uma garota oriunda de uma adoção internacional e com uma deficiência física. Esse mundo alagado, pantanoso e com sapos gigantes é também incrível. Independentemente, a relação da Nadya com o braço que ela não tem é, de longe, algo que nunca li antes e o mais precioso para mim nessa história.
7. Harrow the Ninth – Tamsyn Muir
Caso ninguém tenha percebido ainda, este top 10 foi dominado por livros com narradores diferentes. Harrow tem o exemplo mais primoroso que eu já li na vida. Este é o segundo livro de uma tetralogia protagonizada por lésbicas necromantes no espaço sideral. A narração não é nem um pouco confiável, e foi exatamente essa técnica que me impactou tanto.
8. Hexennacht – C. M. Nascosta
Não esperem ver muita resenha de romance de monstro por aqui, ok? C. M. Nascosta é uma das minhas autoras de romance favoritas, e Hexennacht representa perfeitamente tudo o que amo na série de Cambric Creek: um relacionamento entre dois adultos maduros que sabem conversar sobre seus problemas e que têm personalidades bem definidas e independentes um do outro, e discussões sobre racismo e relacionamento interespécies nessa comunidade.
9. Dormindo entre cadáveres – Felipe Parucci & Luís Moreira Gonçalves
Não parece que a gente já se esqueceu da pandemia? Parucci nos traz de volta a 2020 com essa graphic novel extremamente imersiva, contando a história do médico português Luís Moreira Gonçalves combatendo a COVID no meio da Amazônia. Adoro as obras do Parucci e ele acertou de novo, tive vários flashbacks de guerra daqueles anos.
10. Os vermes – José Roberto Torero & Marcus Aurelius Pimenta
Uma história muito engraçada sobre o maior problema do Brasil: os políticos. Essa não é uma questão de esquerda e direita, mas sim de estereótipos de políticos que todos reconhecemos. É um livro escatológico, particularmente nojento, mas saúda a quinta série que vive em todos nós.
Como sempre, além da tag do blog, vocês podem checar a aba do top 10 para saber mais. Além disso, as resenhas que ainda não foram feitas serão lentamente adicionadas e linkadas nesse post.






