
Quem mexeu no meu queijo? – Spencer Johnsson
Sniff e Scurry são ratos. Os dois convivem com Hem e Haw, pessoinhas. Pessoinhas e ratos vivem em um labirinto. Do que eles precisam? Queijo.
A dupla de ratos e a dupla de pessoinhas saem todos os dias atrás de queijo. Até eles acharem um estoque imenso de queijo.
Enquanto as pessoinhas se mudam para perto do estoque, os ratos continuam com sua rotina. As pessoinhas param de correr e passam o dia inteiro comendo queijo, mas os ratos continuam explorando o labirinto.
Quanto tempo as pessoinhas vão poder ficar no estoque de queijo até que este acabe? Será que elas vão saber lidar com isso?
Essa parábola vai te ensinar sobre mudanças e sobre como cada um de nós reage a elas.
Esse livro é muito legal. Sério. É pura psicologia, mas é bem fácil de entender. Essa versão tem um prefácio e uns comentários no final, então você tem uma explicação que faz você fazer a conexão bem rápido. O prefácio ajuda bastante, você faz as conexões enquanto lê a história.
O livro é bom pra trabalhar em empresas, escolas e qualquer outro lugar. Os ensinamentos e as metáforas podem ser bem aplicados se trabalhados de forma competente.
Esse ano o livro faz 20 anos e essa é a 103ª edição dele. Ele foi trabalhado em diversas empresas, entre as mais famosas:
- Apple Computers;
- Citibank;
- Mercedes-Benz;
- Nestlé;
- Pepsi;
- Shell.
Também foi usado no exército, marinha e forças aéreas dos Estados Unidos. Sim, esse livro não é brincadeira. É bem legal para fazer uma avaliação de si mesmo e tentar entender se o jeito que você lida com as mudanças é algo bom ou ruim.