Ordinary Dogs – Eileen Battersby
Mais que uma história sobre cachorros, Ordinary Dogs é um memoir verdadeiramente irlandês. Comprei o livro despretensiosamente em uma livraria de usados aqui em Galway e gostei tanto (até chorei) que entrou no 5º lugar do meu top 10 de 2023.
Eileen estava passando por um momento difícil em sua vida, tendo acabado de se mudar da Califórnia para a chuvosa (muito chuvosa) Irlanda. Ela adota seu primeiro cachorro, Bilbo, de um lugar horroroso. Frodo chega uns anos depois, surgindo no seu jardim e decidindo que se juntaria à família.
Assim, eles vivem juntos por mais de vinte anos.
Ordinary Dogs traz Bilbo e Frodo de volta à vida nas páginas, dando muita personalidade aos cães e fazendo o leitor amá-los imediatamente. Esses cachorros são muito engraçados, e a autora os escreve como se fossem qualquer personagem humano em uma história.
A ambientação do memoir é incrível. Eileen escreve a vida na Irlanda rural de uma maneira muito vívida. Não é sempre uma coisa bucólica – é muito difícil não ter carro no meio do nada, principalmente quando você tem um vizinho meio doido que abusa dos próprios animais. Mas é um ambiente muito diferente do que a gente está acostumado no Brasil.
Eu não costumo ler muita não-ficção, já que muitas vezes eu não me interesso o suficiente sobre a vida do escritor. Mas adoro livro sobre cachorro e tenho tentado ler um pouco mais de literatura irlandesa. Adorei ver a vida da Eileen, mas acho que não será pra todo mundo. Considerando que esse livro provavelmente nunca será publicado no Brasil, de qualquer jeito, até essa resenha tem um público-alvo limitado. Fiquei muito triste quando meu professor disse que ela tinha morrido em um acidente de carro há poucos anos atrás. Ordinary Dogs é uma linda história de uma mulher vivendo com dois cães que são tratados no livro como personagens mais importantes que muitos humanos.
Se você gostou de Ordinary Dogs, de Eileen Battersby, você vai gostar de:
The History of the World in Fifty Dogs – Mackenzi Lee;