
Notes From Small Planets – Nate Crowley
O que você vai fazer nas próximas férias? Que tal pegar um portal para um planeta dentre as centenas que você pode visitar? O ex-diplomata, jornalista e apresentador Floyd Watt compilou neste guia dicas e roteiros de viagem para nove mundos diferentes. Esteja você viajando com a família, fazendo um mochilão sozinho ou procurando o melhor roteiro para uma despedida de solteiro inesquecível, este guia oferece desde o contexto histórico de cada planeta até dicas de restaurantes e tours para ver belezas naturais. Cheque o preço de um passeio nas costas de uma águia gigante, descubra a melhor acomodação no espaço sideral, economize na hora de ver um kraken e se atente aos costumes locais para não começar, acidentalmente, uma guerra civil (sobre isso, Floyd pode te contar muita coisa).
Este é o guia de viagem definitivo para os amantes de mundos mágicos e daqueles que parecem saídos dos livros de ciências.
Fico muito feliz que eu não doei Notes From Small Planets. Comprei numa livraria por preço de banana, mas depois fiquei pensando que não deveria ser bom. Pensei em doar, dar para algum amigo… Só sei que o pobre juntou pó na minha estante por meses! Aleatoriamente, quase de férias, decidi dar uma chance, e qualquer coisa, eu largava o livro de vez.
E se tornou mais um livro pouco conhecido sobre o qual eu não calo a boca.
Pra começar, o formato é incrível. Esse é realmente um guia de turismo (tipo aqueles da Gazeta do Povo) de planetas ficcionais. O projeto gráfico é incrível, com bastante atenção aos detalhes e alguns mapas – então sim, você precisa do livro físico. Não sei se ele vem pro Brasil (eu diria que não, não me parece ter feito muito sucesso lá fora), mas acho que ele não ficaria muito bem no Kindle.
Notes From Small Planets é uma paródia de vários clássicos da esfera fantástica, satirizando os tropos do gênero com ironia extrema. Você vai encontrar referências a Star Wars, Star Trek, Senhor dos Anéis, D&D, Mad Max, e tem uma seção inteira só pra zoar Harry Potter. Eu ri demais lendo esse livro, me sentindo em uma caça ao tesouro tentando identificar cada referência à cultura pop.
Um aspecto muito interessante do livro é a narrativa ficcional em segundo plano. Junto do formato de guia de viagem, geralmente reservado à não-ficção, acompanhamos a história de Floyd e seu embate com sua editora, Eliza. Floyd é aquele turista rico e sem-noção que normalmente vemos saídos dos EUA, sem nenhum respeito pela cultura local e procurando o luxo acima de tudo. O leitor ri muito dessa personagem completamente desconectada da realidade, que seria o típico influencer cancelado todo mês. Floyd e Eliza discutem através de notas de rodapé ao longo do texto, já que a editora é uma pessoa sensata que não deixa barato para o autor (neste livro, autor e escritor são pessoas diferentes, não é incrível?). A escrita de Floyd é tão enviesada que te arranca gargalhadas mesmo quando ele só está te informando sobre um lugar. Além disso, temos alguns pedaços mais novelísticos, com trechos do diário do autor que contam suas aventuras.
Notes From Small Planets tem uma pegada completamente única na sua paródia, usando um formato sem igual. Ele é um livro divertido, bonito (dizem que o audiobook dele também é ótimo) e cheio de pérolas sem igual. É uma pena que ele seja tão desconhecido, com meras 184 notas e 45 resenhas no Goodreads no momento que publico esta resenha.
Se você gostou de Notes From Small Planets, de Nate Crowley, você vai gostar de:
Tress, a garota do Mar de Esmeralda – Brandon Sanderson;
O guia definitivo do Mochileiro das Galáxias – Douglas Adams;