Leopardo negro, lobo vermelho – Marlon James ?>

Leopardo negro, lobo vermelho – Marlon James

O Rastreador tem o melhor faro que se tem notícia. A sua busca da vez? Um garoto que não está mais no mundo dos vivos. O caçador aceita o desafio.

O Rastreador segue rastros ao longo de cidades antigas e mundos diferentes. Ele conhece novas culturas, pessoas diferentes, e vê mitos e seres mágicos a torto e a direito: bruxas, demônios, feiticeiros. Em seu caminho, em conflito com violentos mercenários, Rastreador se junta a um grupo cheio de gente estranha – incluindo um metamorfo meio homem, meio leopardo.

A sua jornada será cheia de questionamentos sobre quem realmente é o menino mas, sobretudo, sobre quem está lhe enganando.


Eu viro do avesso toda vez que eu vejo essa edição brasileira de Leopardo negro, lobo vermelho. Ela é muito mais bonita do que a gringa! A capa é a mesma, tem os mapas, mas esses lados pintados são incríveis. A Intrínseca tende a ter bons tradutores, muito necessário para este livro, mas eu só li o original. Este livro entrou em 5º lugar no meu top 10 de 2020.

Quem já leu Marlon James antes sabe como ele escreve bem, mas que tudo o que ele escreve é pesado. Tem uma cena de estupro BEM pesada nesse livro e várias situações de mutilação genital. É. A própria escrita dele é mais densa, precisa de um tempinho pra digerir, mas é muito envolvente. O autor se preocupa com a oralidade da história e a contação de histórias da ancestralidade africana, então a leitura é muito única.

Todas as personagens aqui são interessantes, e os que devem ser odiados são mesmo. O Rastreador não é muito querido, mas essa é a proposta. Ainda assim, dá vontade de socar essa criatura o livro inteiro. Nesse aspecto, o segundo livro (que infelizmente não foi publicado no Brasil) é bem melhor.

Os livros do Marlon James são mais focados em trama do que em personagens, então você pode imaginar que Leopardo negro, lobo vermelho é maravilhoso. O foco é em mitologia africana, então temos uma magia muito diferente e um mundo diferente do que a gente normalmente lê. Esse mundo novo é o mais envolvente da história toda, e temos contato com mitos de todo o continente africano. Muito bem pesquisado e executado.

Se você gostou de Leopardo negro, lobo vermelho, de Marlon James, você vai gostar de:

Moon Witch, Spider King – Marlon James;

A confissão da leoa – Mia Couto;

As aventuras de Amina al-Sirafi – S. A. Chakraborty.

Comments are closed.