Gizelle’s Bucket List – Lauren Fern Watt
Lauren sempre teve cachorros. Os cães eram seus melhores amigos, os grandes amores da sua vida. Quer dizer, grande mesmo, só Gizelle. Um filhote de mastim inglês; uma das maiores raças do mundo. A previsão de peso de uma fêmea chega a 70 quilos.
Gizelle era uma garota grande. Mas isso não a impediu de ser um doce. A cadela sempre deu apoio a Lauren quando ela mais precisava. O primeiro emprego, o primeiro amor, a primeira mudança. Com seu próprio peso colossal (72,6 kg), Gizelle aliviou o peso que o alcoolismo da mãe trouxe para a família de Lauren.
E quando Lauren decide se mudar para Nova York, longe dos pais e de sua cidade natal, ela não pode não levar Gizelle. Depois de conseguir superar o desafio de achar um apartamento que aceitasse animais na megalópole americana, Lauren e Gizelle começam sua vida juntas, e os passeios pela floresta de concreto se mesclam com corridas no Central Park.
Até que Gizelle é diagnosticada com câncer.
No meio da dor, Lauren decide fazer por Gizelle o que a cadela fez pela dona por anos. Ela vai dar os melhores últimos dias para ela que um cão pode ter.
Tomar sorvete, ir à praia, andar de barco. Isso e muito mais para dar o troco pela existência de Gizelle, enquanto a mesma chegava ao fim.
Vai ler Gizelle’s Bucket List? Pegue uma caixa de lencinhos e meta ficha!
A capa desse livro é linda. Todas as fotos do livro foi a própria Lauren que tirou. Isso nos deixa realmente mais próximos de toda a situação. Algo que me chamou atenção no livro foi que as páginas têm uma pequena diferença de tamanho. Não sei se foi um erro ou se essa era a ideia (afinal, a diferença é do lado direito, e só de alguns milímetros), mas aconteceu. As páginas desse livro são brancas, o que pode causar um pequeno estranhamento aos olhos (já que estamos mais acostumados com livros com páginas amareladas), mas as letras são grandes e o espaçamento é bom.
Como é uma história real, a percepção de “personagens” muda bastante. Gizelle existiu. Lauren está agora viajando pelo mundo com seu novo cachorro (vale a pena dar uma olhada no blog dela – em inglês – aqui). Isso nos deixa super próximos de todo mundo – o que nos deixa mais propensos a lágrimas.
A escrita da Lauren Fern Watt é uma delícia. Super envolvente e rápida. Mesmo em inglês, a escrita é bem tranquila. O livro foi traduzido, sim, para português, mas o português de Portugal (o nome ficou lindo, virou Até Sempre, Gizelle). Clique aqui para o site da editora portuguesa!!!
Não tem como não se emocionar com essa história. A relação entre Lauren e Gizelle é incrível, e a autora não teve uma vida fácil ao ter que lidar com a mãe alcoólatra. Quando descobrimos que a cachorra está doente, quase dá pra ouvir os corações se partindo. É, realmente, uma história que vale a pena. Afinal, não ficou em 7º no meu top 10 de 2018 à toa!
Se você gostou de Gizelle’s Bucket List de Lauren Fern Watt, você vai gostar de:
Esperando por Doggo, de Mark B. Mills