The Dancing Girls of Lahore – Louise Brown ?>

The Dancing Girls of Lahore – Louise Brown

The Dancing Girls of Lahore [As dançarinas de Lahore, em tradução livre] é uma coleção das melhores entradas do diário de Louise Brown em suas viagens de pesquisa a Lahore. A pesquisadora vive com uma família de dançarinas/cortesãs durante suas estadias ao longo dos anos, Maha e suas três filhas. Suas vidas em um bairro pobre e apertado na cidade de Lahore, Paquistão, estão muito distantes dos luxos das cortesãs do passado.

Por ser um diário, a escrita é rápida e bem objetiva. Ainda que Louise Brown seja uma pesquisadora, o texto não é entediante nem prolixo, como trabalhos acadêmicos podem ser. Ela escreve uma prosa linda, com explicações bem completas sobre o contexto do país e descrições vívidas.

Eu adoro ler livros sobre prostituição. Acho um mundo interessantíssimo, mas cheio de histórias trágicas. The Dancing Girls of Lahore nos dá isso e muito mais. Brown é uma socióloga antes de tudo, então ela tem uma visão muito respeitosa das mulheres de sua prosa.

Esse não é um livro fácil. É um tema pesado e algumas discussões são bem difíceis, principalmente porque Brown, enquanto pesquisadora, não pode interferir na vida dos locais. Conforme o livro avança, você se envolve mais com a vida dessas mulheres e se indigna com o que elas sofrem. Enquanto Louise discorre sobre o quanto ela pode interferir, Maha e suas filhas passam por problemas financeiros. A virgindade de Maha foi vendida para um Sheik quando ela era muito jovem, e ela pode ser forçada a fazer o mesmo com suas filhas para que as quatro consigam comer.

Eu fiquei encantada por essa história. O livro tem quase vinte anos e eu mesma só o encontrei em uma prateleirinha da seção “Índia” de uma livraria de usados aqui da Irlanda. Dá pra comprar na Amazon, então talvez tenha ebook.

The Dancing Girls of Lahore está em 3º lugar no meu top 10 de 2023.

Se você gostou de The Dancing Girls of Lahore, de Louise Brown, você vai gostar de:

Lendo Lolita em Teerã – Azar Nafisi;

A rebelde do deserto – Alwyn Hamilton;

A maldição do tigre – Colleen Houck.

Comments are closed.