A Leitura no Brasil ?>

A Leitura no Brasil

Leitura é algo que não é muito pesquisado no Brasil. Antes de tudo, vou pedir que tenham mais pesquisas sobre isso.

Isso que eu vou falar aqui foi a minha apresentação para um diploma de alemão e eu achei interessante falar sobre isso aqui, até porque a leitura é o foco desse blog. E também porque foi muito difícil conseguir material pra essa pesquisa, então vou concentrar tudo aqui.

Vamos começar com o que é um leitor (nós) e um não-leitor (talvez um poser).

Um leitor é uma pessoa que leu pelo menos um livro nos últimos 3 meses. 3 MESES! A quantidade de livros que dá pra ler em 3 meses é incrível. Um não-leitor é uma pessoa que não leu nenhum livro nos últimos três meses. Realmente acho difícil que tenha alguém que não tenha lido um livro nos últimos três meses. Mas ainda temos pessoas analfabetas no mundo, não é mesmo?

44% da população brasileira (em 2014) é um leitor. Isso até que é bastante, mas não é nem a metade. 56% não são leitores! Gente, por favor! Ler é tão bom, como é que mais da metade da população não lê? Falta de cultura literária, isso é que eu digo.

Em 2011 haviam mais leitores jovens (de 5 a 39 anos) que adultos (de 40 a 70 anos e mais): 63% contra 37%. Até que faz sentido, a gente tem mais tempo, apesar de dizer que não. Além do mais, o número de livros para jovens (57,3 milhões) naquele ano foi muito maior que o de livros de adultos (48,4 milhões).

Nessa pesquisa também apareceu que o público feminino (52% dos leitores brasileiros) lê mais que o masculino (42%). Eu realmente não entendo o porquê. Todas as páginas do Instagram que eu vejo (e me lembro) são administradas por meninas. E é claro que todas ficam pensando: meninos que leem, vocês existem? Pode ser que o motivo seja o fato de a leitura ser mais incentivada para meninas, enquanto meninos sejam incentivados a jogar videogames e fazer esportes.

Não vou discutir gênero. Acabei de apagar um textão falando sobre isso. Me chama de feminista, não tem problema. Eu sou. Quero direitos iguais. Só não sou feminazi. Tem diferença.

Lá também diz que 52% dos leitores brasileiros não são estudantes. Aí você pensa: uau, isso é ótimo, mesmo quem não estuda lê! Sim, claro que é ótimo. Você só esqueceu de um detalhe: também entram na categoria de não estudantes os profissionais formados. Dependendo no que a pessoa é formada, ela é obrigada a ler. Então não é o povão que mora naqueles fins de mundo que são a esmagadora maioria desses 52%. São as pessoas que passaram pela faculdade, se formaram e agora trabalham ou são aposentadas.

Agora vem a pior parte. Seu coraçãozinho está preparado?

BRASILEIROS LEEM EM MÉDIA 4 LIVROS POR ANO.

Sim, gente. O Brasil chegou no fundo do poço. Políticos corruptos? Não. Economia quebrada? Quem se importa com isso? Agora, brasileiro ler 4 livros por ano é um absurdo. A. B. S. U. R. D. O.

Se formos comparar, nos EUA, na Espanha e na França essa média é de 10 livros. Nos países nórdicos, a média é de 15. Em 2015, 44,6% da população alemã leu pelo menos um livro por semana. Claro, esses países são todos de primeiro mundo. Ainda assim, argentinos leem 4,6 livros por ano e chilenos leem 5,4 livros por ano.

VAMOS FICAR ATRÁS DOS ARGENTINOS? CADÊ OS CARAS CANTANDO MIL GOLS?

Na verdade, nunca entendi o porquê dessa rixa com os argentinos. Uma vez eu li que era porque os argentinos se achavam “irmãos mais novos” dos brasileiros, então era natural que um enchesse o saco do outro, assim como é esperado que irmãos façam entre si. Mas eu não sei. Eu não tenho irmãos.

Espero que tenha esclarecido as coisas pra vocês. Como eu sou uma alma boa, aqui estão as minhas fontes se forem usar isso em algum trabalho:

http://tvuol.uol.com.br/video/jovens-que-aderem-leitura-como-hobby-04020D983466D0B94326

https://webjornalunesp.com/2014/10/06/brasileiro-le-menos-que-seus-vizinhos-sul-americanos/

http://www.shereland.com/blog/livros/rodape/perfil-do-leitor-brasileiro-generos-preferidos

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2015/04/70-dos-brasileiros-nao-leram-em-2014-diz-pesquisa-da-fecomercio-rj.html

http://www.ndonline.com.br/joinville/plural/156351-retratos-da-leitura-no-brasil.html

http://www.brasil.gov.br/cultura/2015/07/retratos-da-leitura-no-brasil/image_view_fullscreen

http://prolivro.org.br/home/

http://prolivro.org.br/home/images/relatorios_boletins/3_ed_pesquisa_retratos_leitura_IPL.pdf

http://www.fhaznew.com/2009/06/curiosidades-livros.html

http://publishingperspectives.com/2015/07/germany-a-nation-of-readers/#.VyPHATArLIU

Também amo vocês.

1 Comentário

  1. achei uma ótima pesquisa! Absurdo mesmo termos uma média tão baixa de livros lidos por ano! acho que li quatro livros em um mês e meio, e olha que lendo com a maior preguiça por estar estudando muito e ter tido viagem com a escola!

Deixe um comentário!