Fantasmas do Mercado das Sombras – Cassandra Clare, Sarah Rees Brennan, Maureen Johnson, Kelly Link, Robin Wasserman ?>

Fantasmas do Mercado das Sombras – Cassandra Clare, Sarah Rees Brennan, Maureen Johnson, Kelly Link, Robin Wasserman

Acompanhe o irmão Zachariah às suas visitas a diversos Mercados das Sombras ao longo das décadas. Depois de ser obrigado a abandonar seu parabatai e sua amada em Londres por se tornar um Irmão do Silêncio, Zachariah se encontra várias vezes em um ou outro Mercado das Sombras em busca de seus próprios objetivos.

Enquanto luta contra os próprios fantasmas, irmão Zachariah vê as típicas negociações, mercadorias ilegais e festas que fazem todos os Mercados parecerem tão iguais, apesar de estarem em tantos lugares diferentes. Do fim da era vitoriana até os dias atuais, o Irmão do Silêncio acompanha um pedaço da história de amor de Anna Lightwood, o grave erro de Matthew Fairchild, e sua amada imortal se lançando para ajudar na guerra mundana. Ele presencia a dor das pessoas que cercam o jovem Valentim e quando Jace Wayland, mal um adolescente, encontra sua luz.

Irmão Zachariah viu muito em seus 150 anos de vida imortal. Os tempos sempre foram acompanhados de escuridão, mas Zachariah presenciou e sofreu muitos momentos de luz.  Ainda assim, uma antiga promessa o motiva a seguir em frente e continuar com a vida, em homenagem ao homem que um dia amou tão intensamente, enquanto também procura afastar as cinzas da Cidade do Silêncio para reencontrar um jovem violinista dentro dele, e trazer James Carstairs de volta à tona.


Ao ler Fantasmas do Mercado das Sombras, prepare a memória e uma caixa de lencinhos, porque essa coletânea de contos vai acabar com a sua estrutura emocional.

Eu não canso de panfletar a escrita fácil da Cassandra Clare, então acho que posso me manter breve, né? Também acho muito legal que ela se disponha a escrever com outros autores dentro do próprio mundo, principalmente nesses contos. Eu gosto muito da capa também, mas acho que o título ficou mal posicionado, ainda mais por ser de um amarelo horrível. Uma coisa que também senti falta foi dos quadrinhos que precediam cada conto em As crônicas de Bane, mesmo com as ilustrações no final do livro. Ainda que as ilustrações sejam legais, os quadrinhos eram muito mais interessantes e, na minha humilde opinião, os desenhos eram mais bonitos.

Já te aviso: não tem como ler Fantasmas do Mercado das Sombras sem ter lido as outras séries da autora. As Peças Infernais é a base dessa coletânea de contos, mas Os Instrumentos Mortais e Os Artifícios das Trevas também são necessários para entender as histórias, até porque tudo no universo da Cassandra Clare se conecta.

Eu fiquei muito feliz de ver o melhor triângulo amoroso do planeta terra – Jem, Will e Tessa – novamente. Gosto muito da dinâmica dos três personagens, mas fiquei triste de não conseguir lembrar muito da história e dos personagens de As Peças Infernais. Acho que vou precisar reler a série antes de Chain of Gold chegar às minhas mãos. O Jem é a estrela desse livro, e fiquei muito feliz por poder ver mais dele. Ver tudo do ponto de vista dele é triste e devastador, porque acompanhamos intimamente o personagem enquanto ele vai lentamente perdendo TUDO, incluindo os próprios sentimentos. Sinceramente, é de chorar em 40% do livro.

A grande vantagem de Fantasmas do Mercado das Sombras é que podemos, através dos contos, ver vários períodos da história importantes para os livros da Cassie, enquanto tudo é amarrado dentro de uma temática comum. O livro também dá um bom fechamento para aqueles que ficaram com um gostinho de “quero mais” toda vez que aparecia Jessa em qualquer livro da tia Cassie. Ele não é um livro essencial para a história principal do universo, mas é simplesmente bom demais para ser ignorado pelos leitores.

Se você gostou de Fantasmas do Mercado das Sombras você vai gostar de:

As crônicas de Bane – Cassandra Clare;

Dama da meia-noite – Cassandra Clare;

The modern faerie tales – Holly Black.

0 Comentários

Deixe um comentário!