And The Ocean Was Our Sky – Patrick Ness & Rovina Cai ?>

And The Ocean Was Our Sky – Patrick Ness & Rovina Cai

As baleias do grupo de Bathsheba vivem pela caça. Caça por comida, você deve estar imaginando. Mas as baleias caçam humanos, lutando na eterna guerra entre as duas espécies mais inteligentes do mundo. Eles sempre caçaram o outro, e sempre caçarão.

Um dia, o esquadrão de Bathsheba, liderado pela lendária Capitã Alexandra, ataca um navio humano que parece ser presa fácil. De fato, elas conseguem seus espólios sem grandes resistências, mas também encontram algo muito maior do que a caça.

Então a Capitã se lança em uma busca por um mito, uma lenda que aterroriza baleias em todos os mares e nunca foi parada. É a caçada final, e será mais violenta do que nunca.


Eu estava namorando And The Ocean Was Our Sky já fazia um tempo. Quando encontrei o livro em uma livraria de usados por um preço bem acessível, sabia que ele deveria ser meu. E que surpresa!

Primeiro, o livro é ilustrado, o que é a primeira coisa que chama atenção. Ele é lindo, dark, só que com o potencial de ficar mais caro por causa disso. Ele merece uma edição top de linha. Por baixo da jacket, a capa dura tem uma ilustração completamente diferente, e é difícil dizer qual é mais bonita. Eu achei a jacket um pouco frágil, mas não sei se é porque comprei usado. De resto, uma edição bem durável.

IMG_20220206_152842855

Eu ainda não sei o que sentir sobre o Patrick Ness. Eu li Mais do que isso dele em 2018 e odiei, dei 4/10. Achei a escrita dele horrorosa na época. And The Ocean Was Our Sky eu li em duas horas, em um momento de loucura em que eu fiquei dois dias sem dormir para escrever um texto de 4000 palavras para a universidade. Dei 5 estrelas. Agora, estou super a fim de ler a trilogia Chaos Walking dele. Bem, que bom que ele se redimiu comigo. A narrativa é super fluída, e os capítulos curtos te fazem devorar as 160 páginas em um piscar de olhos. Sem dúvida, esse livro merece um cuidado da editora DarkSide no Brasil.

A orelha do livro me diz que a história é uma releitura de Moby Dick, mas não posso dar minha opinião nesse aspecto, porque nunca li. O que eu sei é que o livro é do ponto de vista de uma baleia, o que eu adoro. O mundo criado é incrível, a sociedade das baleias é interessantíssima. O livro é bem dark e violento, o que foi uma surpresa agradável. Eu não esperava ler a descrição de pele humana se descolando dos ossos depois de muito tempo debaixo d’água. Como a narrativa tem um ritmo rápido, o leitor sente a mesma urgência e ansiedade das baleias naquela situação. Releitura ou não, And The Ocean Was Our Sky é um livro criativo e inovador.

Se você gostou de And The Ocean Was Our Sky, de Patrick Ness, você vai gostar de:

Silvestre – Wagner William;

Enterre seus Mortos – Ana Paula Maia;

Beastars – Paru Itagaki.

Comments are closed.