After – Anna Todd ?>

After – Anna Todd

Tessa tem toda a sua vida ajeitada e planejada. Seu namorado, Noah, é tranquilo e está com ela há muito tempo. O melhor? Suas famílias aprovam a união. Ao entrar na faculdade, ela espera ter dias tranquilos, estudando para nunca tirar notas baixas (algo que nunca aconteceu) e só. Uma colega de quarto tranquila também é importante, assim ela não será perturbada.

Mas, ao chegar em seu quarto, não é bem isso que acontece. Sua colega de quarto, Steph, é o completo oposto de Tessa. Piercings, tatuagens, roupas curtas e decotadas… Tessa só não fica mais horrorizada do que sua mãe. Ainda assim, ela fica no quarto. E, na sua primeira noite lá, ao invés de ajeitar sua agenda, adiantar a matéria e dormir cedo, como sempre, ela sai.

Steph a arrasta para uma festa em uma fraternidade, onde menores de idade bebem, fumam e fazem sexo como coelhos. No meio do caos universitário, Tessa encontra com um dos amigos de Steph, Hardim. Um garoto coberto de tatuagens e piercings e muito, muito grosseiro.

Por algum motivo, ela se sente extremamente atraída por esse garoto misteriosos que parece que só vai trazer problema para ela. Mas ela não parece ser capaz de se afastar.


A relação dos leitores com After é de 8 ou 80. Ou você ama After ou você odeia. E eu estou no lado 8.

A única coisa que posso dizer de bom de After é a diagramação interna. É bem espaçada, o que é ótimo para aqueles leitores que não estão gostando, mas que o orgulho não deixa desistir da leitura. Eu não tenho problema nenhum com as imagens das capas em si, mas as cores são tão fortes e saturadas que eu sinto que estou lendo um livro neon (além do mais, é super difícil tirar foto, não fica nem um pouco bonito sem edição).

A escrita da Anna Todd é uma escrita de Wattpad mal gerida por um editor. Ou seja, pobre (coisa que não vemos em “Os 12 signos de Valentina” da Ray Tavares, por exemplo, que foi primeiramente escrito na mesma plataforma). As cenas de sexo (que eu ouvi que eram maravilhosas), por exemplo, começam boas, mas depois simplesmente não tem mais nenhuma descrição de nada. Mesmo sendo pobre, a escrita é rápida, então não demora muito para acabar o livro.

As personagens são outro aspecto 8/80 desse livro. Ou elas são super certinhas (como Tessa) ou completamente loucas, bêbadas, drogadas (como Hardin). Ainda assim, todas elas são sem sal. Não vi nenhum desenvolvimento de personagem muito bem definido, apenas o Hardin tentando muito e então, subitamente melhorando no final do 5º livro. Uau. Algo que me incomodou desde o começo foi ele ser baseado nos integrantes da One Direction. Eu não consigo nem imaginar o acessor do Harry Styles chegar pra ele e falar: “Então, Harry, tem uma americana que escreveu uma fanfic da banda no Wattpad na qual você é o principal que ficou tão grande que virou uma série de 5 livros. O problema é que o personagem baseado em você é um bêbado possessivo que passa toda a série abusando emocionalmente a principal.” Gente, e o psicológico desse garoto? Tudo bem, eu não entendo nada de One Direction, mas algo de errado não está certo aí. E o relacionamento de Hardin e Tessa, então? Um desastre maior ainda! Quando não estão brigando, eles estão transando. Às vezes, até logo depois de transar eles arranjam algum jeito de brigar, o que vai, em uns 80% dos casos, levar a lágrimas, bebida e alguém saindo de casa. Às vezes, uma combinação dos três. Sério, que preguiça. Hardin é um personagem abusivo e possessivo, e Tessa é uma egoísta que arrasta TODO MUNDO pro meio das brigas deles (além disso, muita gente avisou pra ela dessa situação horrível na qual ela estava vivendo, mas ela decidiu ficar no escuro e só surtar de vez lá pelo quarto livro, acho).

Bem, a história de After é muito bem descrita pela palavra em inglês trainwreck. Um desastre de trem. Você sabe que vai dar tudo errado, mas você não pode fazer nada para impedir. Por quê? Bem, a autora romantiza relacionamentos abusivos e tenta normalizar toda uma situação de menores de idade bêbados e drogados. Tudo errado. Além do mais, essa história não é tão interessante assim para acontecer por CINCO LIVROS. Foi demais. Eu nem lembro direito do que aconteceu no 3 e no 4. Todos esses livros poderiam ser facilmente comprimidos em 3, no máximo. Eu lembro de uns 5 episódios importantes para a história em si. Só.

Se você gostou de After, de Anna Todd, você vai gostar de:

Corte de espinhos e rosas, de Sarah J. Maas;

Treze, de FML Pepper;

Os 12 signos de Valentina, de Ray Tavares.

Comments are closed.