A princesa salva a si mesma neste livro – Amanda Lovelace ?>

A princesa salva a si mesma neste livro – Amanda Lovelace

Uma princesa sempre passa dificuldades antes de encontrar o amor verdadeiro: uma bruxa malvada, uma madrasta invejosa ou um pai rígido demais.

Algumas princesas têm uma vida um pouco mais complexa. Quando princesas, suas próprias mães as destroem, humilham e moldam à força. Às vezes, o sangue é a única coisa que pode aliviar a princesa.

Quando donzelas, elas montam nas costas de dragões que se vestem de príncipes apenas para serem trancadas em outra torre. Seus entes queridos começam a lhe abandonar, pois ela já não é mais uma princesa (mesmo que as cicatrizes sejam as mesmas).

Quando a princesa decide se tornar rainha, ela descobre suas próprias asas e pula da torre para sua própria segurança. Quando rainha, ela queima seus dragões com fogo mais quente do que o que eles usaram para destruí-la. Ela governa sua própria vida e abraça suas cicatrizes de princesa. E um príncipe não é mais prioridade.


A princesa salva a si mesma neste livro é uma biografia em poemas da autora, Amanda Lovelace. Não espere um livro fofinho de poemas amorosos, porque não é isso que você vai encontrar.

A princesa salva a si mesma neste livro foi o primeiro livro de poesia desse tipo que eu li. Sem métrica e tamanho de verso ou estrofe definidos. Esses poemas não são apenas para serem bonitos, mas nos lembram mesmo pensamentos dentro da cabeça da poetisa que foram transmitidos a nós. Não tem letras maiúsculas no começo de nenhum verso e nenhum poema é necessariamente centralizado. Isso tudo contribui para o sentimento passado e pela leitura geral do livro. Ótimo trabalho gráfico.

A escrita da Amanda Lovelace passa muitos sentimentos, afinal, é a história dela. Até mesmo um dos últimos poemas do livro explica:

[…]
por favor, saiba que
a cada palavra
que você leu,
ficou muito mais
fácil para mim
r  e  s  p  i  r  a  r  .

Além do mais, sabendo que é uma autobiografia, a história ganha todo um novo significado, já que nos tornamos muito mais empáticos com a autora (afinal, ela está nos contando sobre anos de abuso que ela sofreu). Ao acabar esse livro, dá vontade de encontrar a Amanda Lovelace só pra dar um abraço e chorar por ela.

A princesa salva a si mesma neste livro é uma história de abuso, superação, autodescoberta e saúde mental. Um retalho íntimo de toda uma colcha feita em um mundo com a cultura do estupro.

Se você gostou de A princesa salva a si mesma neste livro, de Amanda Lovelace, você vai gostar de:

Notas sobre ela, de Zack Magiezi;

Força é a nova beleza, de Kate T. Parker;

O maravilhoso bistrô francês, de Nina George.

0 Comentários

Deixe um comentário!